Stevia: conheça esse adoçante natural e os benefícios que ele oferece
O stevia não contém calorias e adoça até 300 vezes mais que o açúcar
Conheça as principais características e vantagens desse adoçante natural, elencadas com a ajuda da nutricionista Andrezza Botelho:
- Opção para substituir o açúcar: para quem sente necessidade de adoçar o café, outros alimentos ou bebidas, o stevia costuma ser uma boa opção, pois não possui calorias e possui grande poder adoçante – exigindo um quantidade menor para deixar doce.
- Ajuda a evitar diabetes e obesidade: Andrezza explica que o stevia favorece a redução de glicose no sangue, protegendo o organismo de doenças como diabetes e obesidade. “Sua ação hipoglicêmica estimula na secreção de insulina, reduzindo o nível de glicose no sangue”, diz. Dessa forma, o adoçante costuma ser uma boa opção para portadores de diabetes mellitus, já que auxilia no controle glicêmico.
- Aliado da boa digestão: de acordo com Andezza, o stevia não causa desconfortos gástricos e pode até ajudar a prevenir dores de estômago.
- Bom para a saúde bucal: o stevia tem a vantagem de ajudar a proteger os dentes e não causar cáries.
- Estável em altas temperaturas: isso significa que o adoçante pode ser usado em chás, no café, em receitas de bolos e tortas sem nenhum risco de algum componente ser alterado e o.
- Natural: por ser proveniente de uma planta, o adoçante não possui ingredientes artificias e não é tóxico. Vale a pena se atentar, porém, aos rótulos dos produtos, pois, muitas vezes, são adicionados outros ingredientes para compor o adoçante.
Apesar de ter suas vantagens, o stevia, assim como qualquer outro adoçante, não deve ser consumido “à vontade”. O ideal, aliás, é consumi-lo somente sob orientação de um profissional da área da saúde.
Além dessas características, trabalhos científicos também apontam melhora na produção e secreção de insulina em pacientes diabéticos, efeito antioxidante e antiinflamatório, benefícios contra hipertensão e problemas renais.
Em que formas a stevia é encontrada?
Uma dúvida comum é sobre como usar o adoçante. Confira como ele pode ser encontrado e qual é a melhor opção para você.
Planta in natura: As folhas frescas da planta Stevia podem ser moídas/picadas e salpicadas sobre a comida ou ainda, adicionadas durante o cozimento dos alimentos (para, então, o sabor doce ser liberado). É boa opção, por exemplo, para molhos agridoces, temperos de saladas, massa de biscoitos e pães etc. Pode-se ainda secar as folhas e esmagá-las até que virem pó, para posterior uso como adoçante.
Líquido: é um potente adoçante, sendo de 200 a 300 vezes mais doce do que a sacarose (açúcar comum comercial). O stevia líquido é mais indicado para ser adicionado a bebidas variadas (café, chás, sucos); mas, em pequenas quantidades (poucas gotas), para evitar um forte gosto residual na bebida.
Em pó: o stevia em pó costuma ser mais indicado para preparações em geral, como bolos, tortas e pães. Mas, pode também ser adicionado em bebidas, como café e chás. Tem poder adoçante cerca de 20 vezes maior do que o açúcar. Ou seja, usa-se uma quantidade maior de stevia em pó para se adoçar na mesma intensidade que o líquido adoça.
A escolha é bem pessoal. A planta in natura é sempre a melhor opção, pois, assim, tem-se a certeza de que se está consumido realmente um adoçante natural. Mas, comprar o adoçante já pronto, nas versões líquida ou em pó, com certeza é muito mais prático… É importante, porém, se atentar ao rótulo dos produtos para garantir que eles não têm outros ingredientes adicionados.
Um cuidado importante é comprar somente os adoçantes com 100% de stevia, pois grande parte das marcas comercializa a stevia em associação com o ciclamato e a sacarina, por exemplo.
Fonte: dicasdemulher